domingo, 17 de maio de 2009

Sobre Educação e Direitos

por WART
É comum escutar diariamente pessoas reclamando da administração pública, dos governantes, dos legisladores, da burocracia, da falta de direitos e assim vai. Esta fluência de reclamações chega a ser chata por sua repetitividade, pois sempre são os mesmos problemas, sempre conclui-se que todos os políticos são corruptos, sempre é o mesmo início, meio e fim. Isso deve-se, entre outros determinantes, ao fato da maioria da população não conhecer seus direitos e as leis que os regem. Digo que uma coisa é certa: se conhecessem, reclamariam bem mais!

Então, seria eu contra as reclamações ou a favor? Deveria o povo ser conhecedor dos seus direitos ou não? Porque, se assim fosse, como deixei a entender, as reclamações seriam bem mais numerosas, e a chatisse aumentaria...

Pois digo que não seria mais "chato", haveriam sim mais reclamações, contudo elas seriam melhor fundamentadas, pois o povo estaria munido de conhecimento, não seriam simples palavras jogadas ao vento, não seria o protestar por protestar, haveria uma argumentação válida e uma base sólida na qual se sustentar. O problema é que virou corriqueiro o fato de de tudo se achar ruim, contra tudo se queixar, é como se fosse um velho rabugento que vive a resmungar até da propria sombra, com o tempo deixam de lhe dar atenção.

Como resolver isso? Preparem-se, que não é fácil de engolir:

Temos desde cedo na escola aulas de educação artística, aulas de educação física, aulas de educação religiosa, dentre outras educações dessas. Mas, de todas estas criancinhas que sujam a farda de tinta, de todas essas que chegam em casa suadas e com aquele cheirinho especial impregnado depois de passar a manhã inteira correndo atrás de uma bola, quantas dessas se tornam pintores e artistas conceituados? pouquíssimas. Quantas se tornam grandes atletas olímpicos? nem preciso responder. Agora, quantas dessas se tornam cidadãos, que tem direitos e deveres, que futuramente irão integrar a sociedade participando dela de forma ativa? todas!

Ora, por que não, não substituindo, mas em adição às já citadas matérias, não se faz implantar nas escolas o mínimo de conhecimento sobre os direitos do cidadão? Os mais básicos mesmo, os direitos e garantias fundamentais que cada um de nós temos, que encontram-se devidamente descritos na Constituição? Isso para mim parece ser de uma essencialidade inegável, não vejo nenhuma maneira com a que se possa vir a contestar tal coisa.

Toda criança sabe desenhar uma casa, com um sol, com uma nuvem, uma árvore do lado, toda ela sabe que fazer falta na área é pênalti, dentre outras coisas esportivas dessas nas quais eu nunca me destaquei. Isso tudo é importante, não estou dizendo o contrário, tem sim que fazer parte da infância de todos, mas a longo prazo isso deixa de ter importância, não fará a mínima diferença na vida adulta. Em contrapartida, sendo a criança familiarizada desde cedo com os seus direitos, ela virá a se tornar um adulto bem mais estabilizado quanto ao conhecimento daquilo que fará parte do seu cotidiano: a vida política.

Para todo tipo de problema, o povo acusa logo: "é porque só tem ladrão no governo!" Sim, pode até ser, mas somos nós os únicos responsáveis, nós que elegemos "os ladrões" como nossos representantes. São esses "ladrões" que fazem as nossas leis, que determinam cada detalhe de nossas vidas. Eles estão lá porque assim quisemos e podem, da mesma forma, sair de lá se assim quisermos, é direito nosso. Contudo, é fato que a falta de conhecimento, ou até mesmo o comodismo, nos impede de agir de forma mais participativa. Vou contar um segredo a todos vocês: o Brasil é uma democracia, viu? Isto quer dizer que é governado pelo povo! (de forma representativa, claro). Impressionante, não? Por que não requerer aquilo que lhe é de direito? Não entendo.

Seria perfeito se todos nós soubessemos como funciona o mundo à nossa volta, não haveriam problemas, mas isso é utópico. Seria muito bom se todos nós soubessemos um pouco sobre o mundo à nossa volta, não haveriam tantos problemas, mas isso é bem difícil. Seria muito ruim se nós não conhecessemos nada ou quase nada sobre o mundo à nossa volta, só haveriam problemas por todos os lados... ei, essa é a realidade!

1 comentários:

Dalva disse...

Meu voto é seu Gustavo!!!

layout por WART :]