segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nazismo em Alta no Cinema

por Icaro
É impressionante como o mundo dá voltas e mais voltas, o tempo passa mas alguns assuntos sempre voltam (isso sem falar em moda e música, por exemplo). A Segunda Guerra e os nazistas estão com tudo no cinema esse ano. E acompanhando o hype, vou falar de dois filmes que estou ansioso pra ver.

Bastardos Inglórios


O primeiro é o novo de Quentin Tarantino, "Bastardos Inglórios" (título definitivo), estrelado por Brad Pitt, e que acaba de ganhar seu primeiro trailer oficial - que você confere abaixo legendado em português.



Para quem acaba de chegar de Plutão e ainda não ouviu falar do filme (que estréia por aqui em 23 de outubro), segue a sinopse:

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Diane Kruger) testemunha a execução de toda a sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. A moça escapa e viaja para Paris, com a forjada identidade de dona e operadora de um cinema. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como The Basterds, o grupo de Aldo acaba tendo como nova integrante a atriz alemã e agora espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark, que tem a perigosa missão de derrubar os líderes do Terceiro Reich. Os fatos acabam cruzando os caminhos dos Basterds com os de Shosanna, enquanto ela planeja sua vingança sozinha.

Confesso que nunca fui fã de Tarantino, simplesmente porque não entendo todo esse alvoroço em cima de sua violência sem sentido e vingança a qualquer custo. O diretor sul-coreano Chan-wook Park fez "Oldboy" inspirado na obra de Tarantino e ficou anos-luz à frente de seu "mestre" (e em um único filme). Mas é como se diz, gosto é que nem cu. Então não me crucifiquem por achar os filmes dele nada mais que uma desculpa pra encher as telonas de sangue (acho que o sonho dele é fazer um filme gore rolar no cirtuito comercial). =P

Mesmo assim, tenho pra mim que esse Basterds vai valer o download (quiçá o ingresso), apesar de eu achar que vai rolar mais uma glorificação dos judeus no final do filme. É esperar pra ver.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Dead Snow



O segundo é um filme norueguês; uma sátira aos filmes de zumbis, envolvendo soldados nazistas e jovens! Esta "pérola" chama-se "Dead Snow" e foi dirigida pelo iniciante Tommy Wirkoma. O longa estreou na Escandinávia (sempre ela) em janeiro e chegou às nossas terras em março, direto em DVD. O filme foi selecionado, inclusive, para o Festival de Cinema de Sundance 2009.

Saca só o trailer:



Abaixo, a sinopse:

O filme narra a odisséia de um grupo de amigos numa estação de esqui norueguesa que fica isolada pela neve. Eles encontram um velho que conta uma história de horror sobre a ocupação nazista na Segunda Guerra. Ao encontrar um baú cheio de medalhas de oficiais alemães, eles, inadvertidamente, erguem um exército de zumbis nazistas que querem as suas relíquias de volta.

Ainda não assisti por preguiça de baixar, mas de tudo que eu já vi e li sobre, merece o download.

1 comentários:

andréia nóbrega disse...

massa, adoro tarantino e brad pitt também!
e violência e sangue bem usados se tornam assistíveis... não gosto de filmes cuja violência nos cansa, tipo diamante de sangue, mas os de tarantino são legais.

oldboy é um dos meus filmes preferidos, dizem que lady vingança de cham wook park tbm é massa...


=)


andréia

layout por WART :]