sábado, 30 de maio de 2009

Delírios Cotidianos - Charles Bukowski e Matthias Schultheiss

Charles Bukowski é um escritor único, cínico, marginal, anti-acadêmico, anti-grupos literários, politicamente incorreto, anarquista e um grande homem, daqueles que você poderia encontrar em um desses bares sujos da vida e logo faria amizade. É um dos escritores contemporâneos mais conhecidos dos EUA. Seus poemas atingem como ninguém a alma dos beberrões, boêmios, vagabundos, viajantes e, porque não, as pessoas enrustidas, que vivem uma vida tida como normal mas que, lá no fundo, queriam mesmo era sair pelas madrugadas bebendo e vendo o que a noite poderia proporcionar.

Este velho safado publicou mais de 45 livros de prosa e poesia quando estava vivo. Algumas dessas grandes histórias, o universo de Charles Bukowski, está todo aqui, em quadrinhos. Matthias Schultheiss, um aclamado quadrinista alemão, apresenta, em desenhos que traduzem o que há de mais genial nas histórias do velho safado, esse mundo povoado de bêbados e perdedores, prostitutas e marginais que perambulam na solidão das grandes cidades. Essa atmosfera sombria e desesperançosa flui página após página, produzindo o que poucas vezes foi conseguido: a certeira adaptação gráfica de histórias já consagradas na literatura.


Com um tom marcadamente autobiográfico, ‘Dois bêbados’, ‘Kid Foguete no matadouro’, ‘Os assassinos’, ‘A puta de 135 quilos’, ‘Mamãe bunduda’, ‘Henry Beckett’, ‘N. York, 95 cents ao dia’ e ‘Um trabalho em New Orleans’ são histórias cruas, que falam de sexo, desemprego e bebedeiras, ao melhor estilo do autor. Esses oito contos ilustrados foram publicados na década de 1980 em dois volumes na Coleção Quadrinhos L&PM e agora disponibilizo para download.

O "Velho Buk", para mim, é o melhor. Me vejo em seus poemas e contos enquanto os leio. Acredito que, se você, leitor, pertence também a esse mundo Junkie e nunca leu nada sobre ele, vai gostar e muito do que vai encontrar aqui e, quem sabe, acabará como eu, tornando-se um grande fã do cara.

Aproveitem!

DOWNLOAD

2 comentários:

Moacy Cirne disse...

Bukowski é um dos grande nome da literatura americana do século XX, sem dúvida, e oos quadrinhos baseados em sua obra, e aqui graficamente mencionados, além da rápida referência temática, merecemser vistos com atenção, já que fiéis ao próprio clima bukowskiano.
Um abraço.

Silvia disse...

Adorei essa postagem.
Já procurei em toda parte esses quadrinhos e nunca achei pra vender, sou louca pelo velho safadão.

layout por WART :]