quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seria a Google a Skynet?

por Icaro
Na fila do supermercado anteontem me deparei com a revista Galileu. Nunca fui fã de nenhuma publicação da Editora Globo e nunca me interessei em ler nada deles, mas, nem tudo é uma fossa a céu aberto em se tratando do conglomerado de Roberto Marinho. A matéria (de capa) que me chamou atenção fala de outro conglomerado, bem maior e mais importante: o da Google.

A matéria mostra, com dados da própria empresa, como você, eu e qualquer outra pessoa no mundo estão sendo "monitoradas" pelo nome mais importante do Vale do Silício. Mais de 65% dos internautas, hoje, usam algum serviço da Google pelo menos uma vez por dia; Google Search, Orkut, Gmail, Youtube, Blogger/Blogspot, Google Maps, Google Earth, Google Street View, Google Talk, tradutor, biblioteca e por aí vai.

Todas essas informações são guardadas nos servidores da empresa. Daquela receita de miojo a "como aumentar o pênis". Segundo eles, é tudo para facilitar sua vida. Quem colocaria a mão no fogo?

Muita gente não sabe, mas cada conexão à internet gera um IP (Protocolo de Internet na sigla em inglês), um número único (geralmente não fixo) que funciona como uma identidade, um RG, que pode mostrar de onde aquela conexão vem. Com o IP de alguém em mãos (coisa que hoje é muito simples) e uma pesquisada básica no Google, você pode saber até a rua de onde aquela pessoa está acessando. Isso você, em sua casa. Imagine agora o que uma empresa com seus dados do Orkut, suas buscas no Google Search e vídeos assistidos no Youtube, tendo acesso a todos os seus e-mails... Imagine do que ela é capaz. Como diz no início da matéria, "o Google sabe mais sobre você do que a sua mãe."

Muito interessante a reportagem. Mesmo que você não se interesse por tecnologia, dê uma lida; trata-se tão somente de sua futura liberdade (ou da atual falta de privacidade).

Abaixo deixo o link para o site da revista. Como é a última edição, o texto não está na íntegra. Mas, como eu não devo nada a ninguém (muito menos aos filhos de Roberto Marinho), segue também o link para download da revista completa (em PDF).

Trecho da matéria no site.

Download da revista completa.

É o futuro de John Connor cada vez mais perto da realidade. =D

0 comentários:

layout por WART :]