terça-feira, 9 de junho de 2009

O maior músico de todos os tempos, o Pro Tools

por Icaro
Pro Tools é uma estação de trabalho de áudio digital que integra hardware e software e é muito usada por profissionais na produção e pós-produção no mundo do entretenimento (música, cinema e TV).

Em outras palavras, se você for tão rico quanto Paris Hilton, não precisa saber cantar ou tocar alguma coisa, basta entrar num estúdio com essa belezinha (tô falando do Pro Tools) e um engenheiro de som. Esvazie os bolsos e comece a se esguelar; deixe que o Pro Tools se encarregará de colocar seu nome na Billboard.


Essa ferramenta revolucionou tanto a indústria do entretenimento (para o bem e/ou para o mal) que, hoje em dia, é quase impossível ouvir qualquer disco ou assistir a qualquer filme que não tenha passado por essa "filtragem". A tecnologia dessa criança chegou a um nível tão complexo que, acredite, em muitas faculdades ao redor do mundo, o Pro Tools é disciplina de nível superior. Você tem que entrar na universidade pra aprender a usá-lo.

Esse post, na verdade, era pra mostrar dois vídeos que eu encontrei no Youtube esses dias. Dois vídeos tecnicamente diferentes, mas da mesma banda, tocando a mesma música, no mesmíssimo show. O que não faz deles siameses? O Pro Tools!

Os vídeos em questão são do Offspring tocando o hit "The Kids Aren't Alright" na fatídica edição de 1999 do festival Woodstock.

Vejam bem (e ouçam com atenção)... o primeiro vídeo foi gravado na época, em uma fita VHS, direto da transmissão ao vivo pela TV. O segundo foi lançado oficialmente em CD e LD (Laser Disc - nada de DVD há 10 anos atrás).

Assistam e reparem na qualidade de áudio, principalmente no vocal de Dexter Holland.

Gravação direto da TV


Gravação lançada oficialmente


Isso era o ano de 1999. Essa máquina tinha apenas 10 anos de idade. Imaginem do que ela é capaz hoje.

É o Mili Vanilli fazendo escola. =D

0 comentários:

layout por WART :]