segunda-feira, 8 de junho de 2009

CQC e a Censura na TV

por Icaro
Por Nerds Somos Nozes (via Amalgama)

Unindo jornalismo e humor como ninguém jamais conseguiu, o CQC é um sucesso absoluto, até para quem antes não gostava de política e responsabilidade social. Mesmo os jovens, vários deles conhecidos amantes e telespectadores de BBBs e Fazendas, colocam o programa na sua pauta de conversas. O CQC também está ajudando a sepultar um programa humorístico que seguia uma linha completamente diferente: o Pânico na TV!

E com o sucesso, e o estilo ácido, o programa já está atravessando problemas, mesmo com pouco mais de um ano no ar. Já é bem conhecido o caso da proibição da entrada deles no Congresso, a Casa do “Povo”. Mas, a coisa está atingindo níveis tão altos que começa a preocupar a Band, que distribui semanais orientações para os apresentadores do programa. São coisas como pegar mais leve nas brincadeiras (Danilo Gentili e Rafinha Bastos estão quase mudos), e diminuir o tom com políticos. Recentemente uma entrevista com Dunga foi impedida de ser levada ao ar, devido a irritação do treinador da seleção brasileira com as perguntas de Danilo Gentili com relação ao novo patrocinador da seleção, a Gillette.

A outra medida (perpetrada há duas semanas) é o programa deixar de ser ao vivo, o que deixa a direção da emissora livre para cortar o programa ao seu bel prazer, evitando os trechos mais pesados. Como é de praxe na grande imprensa brasileira, a liberdade de expressão desceu pelo ralo, e dessa vez tirou dos comediantes o direito legítimo de tecerem suas opiniões sobre os causos da política brasileira. Por que os políticos não jogam de forma mais limpa e usando o debate? Mas, como vimos pelo nível dos políticos que se põe a falar (e a mandar se danar os eleitores) argumentos não são o forte deles, e preferem exercer pressões econômicas nos órgãos de comunicação. O que invariavelmente funciona também.

A Band ainda não se pronunciou sobre a questão, e alega motivos técnicos para essa mudança, e não estipula prazo para a volta dele ao formato ao vivo.

Isto é o Brasil, isso é o mundo. É por isso que acredito na internet…

0 comentários:

layout por WART :]