sábado, 15 de agosto de 2009

51 - Uma péssima idéia

por Tahiane
Essa semana teve jogo do América. Após a minha aula, eu peguei um ônibus da linha 51, que passa por alguns bairros "barra pesada" aqui em Natal. Tudo estava normal, até que subiu uma galera da "Máfia Vermelha". Eles subiram fazendo barulho, muitos passaram por baixo da roleta. O motorista reclamou e pediu que todos descessem, então começou uma confusão. Os torcedores saíram depois de muita gritaria e começaram a chutar o ônibus e a jogar pedras; uma acertou uma janela e feriu a perna de um rapaz. O motorista foi até a delegacia prestar queixa e depois o ônibus seguiu seu roteiro normal.

Confesso que fiquei bastante assustada, pois nunca havia presenciado um ato violento desse tipo. É impressionante como o “amor” a um time acaba se tornando violência sem sentido. Não é por uma causa, não é pelo time, não é por causa do sistema, àqueles que sempre têm uma desculpa do tipo. É pelo simples prazer de provocar medo, destruir, prejudicar. Será a falta de instrução a culpa desse ato idiota e sem sentido? Quando se olha de fora é bastante fácil achar brechas e dizer que é tudo culpa da situação, mas quando acontece com a gente a história é outra.

Eu não gosto de futebol, não gosto de ir ao estádio, não gosto nem de jogo da seleção brasileira. Acredito que, se esse tipo de violência acontece antes do jogo, nos estádios é bem pior. Enquanto as torcidas organizadas ficam fazendo esse papel ridículo, o “pão e circo” continua, violência dos dois lados: governo e população. Ver pessoas se matando e matando por algo que deveria ser tão saudável é realmente uma lástima. Parece que o sonho da boa educação ainda está muito distante.

Enquanto eu, que só queria voltar pra casa, estava abaixada no ônibus pensando: “tomara que não acertem minha janela”. E eu só queria voltar pra casa...

1 comentários:

Anônimo disse...

os seres humanos são uma instituição em decadência, falida.


andréia

layout por WART :]