quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Eu quero uma Steinhägen

Se você é como eu, e gosta de saborear uma boa Cerveja, ou mesmo uma gigantesca caneca de Chopp, a dica alcoólica da semana é que, antes de tomar o liquido sagrado, você experimente uma dose de Steinhägen, a famosa birita Alemã. Esta bebida recebeu este nome em homenagem à cidade onde nasceu, Steinhägen, localizada ao lado da Floresta Teutoburger, na região de Ravensburg, Westfalia, estado de Nordrhein-Westfalen, Alemanha.

Um dos principais processos de elaboração do Steinhäeger é por fermentação, na presença de bagas de zimbro, e posterior destilação, resultando numa bebida alcoólica incolor, com sabor e aroma muito agradável.

Submarino

Ela pode ser bebida pura, bem gelada, ou adicionando limão, açúcar e gelo. Outra maneira característica, e famosa, de bebê-la é o típico “submarino”: joga-se um canequinho (50 ml) de steinhäeger dentro de uma caneca de chopp (ou cerveja). O chopp absorve o aroma e sabor do destilado e os libera lentamente, tornando a mistura agradável e harmônica, conferindo-lhe também propriedades digestivas.

Meu primeiro contato com essa birita foi no Prêmio Eddie Van Halen, aqui em Caicó, e me foi oferecida pelo amigo Negro Caio... de início eu fiquei meio relutante em experimentar, mas, como bom biriteiro, acabei provando e achei o máximo. O Steinhäeger dá um sabor bem especial ao Chopp, mas nada de muito extremo. Ele acrescenta um gosto bem discreto e, claro, o teor alcoólico é aumentado, o que me leva a dar um aviso: cuidado com os exageros! Essa bebida, pelo que pesquisei, já foi motivo de muito vexame em mesas de bares, um verdadeiro elixir da verdade.


Então, espero que vocês realmente experimentem a parada, vale à pena. O preço anda meio salgado, entre 40 até mais de 100 reais, mas juntando uns amigos dá pra comprar a bebida e dividir entre todos, afinal, em ocasiões especiais sempre é bom tomar uma bebida especial.

8 comentários:

@satan_goss disse...

eu tomei uma dose dessa porra num rolé na praia ano passado.

é ruim de doer. prefiro nossa samanaú.

se bem que essa do submarino eu ainda tenho as manhas de provar... heheheheh

WART disse...

Não provei puro, mas misturado na cerveja fica bom demais, Brasil!

Tiago disse...

prefiro a boa e velha skol, uma caipirinha, ou uma dose de vodka/uísque com coca.essas coisas estranhas nem chego perto XD uahuahuahua

Tata disse...

Foi essa ai que me lascou!

Pollyana disse...

Adoro suas matérias!!!
Não tive a oportunidade de provar ainda essa bebida, mas assim que der eu tomo uma.
E não, eu não sou alcoólatra rsrrss

Adriano Baptista disse...

Amigos, excelente bebida! porém não exagerem pois ontem qundo à conheci sai do meu normal, dormir na mesa, vomitei o banheiro e estacinamento local este que acabei adormecendo dentro do carro. Boa sorte! eu já encomendei 1 garrafa pra mim.

Edson Marques Dias disse...

Ah... essa bebida é simplesmente maravilhosa, pena que não a encontramos com facilidade aqui nas nossas bodegas.

Anônimo disse...

Quando voce tomar esta bebida, prefira fazê-lo num evento que muito lhe agrade ou então na companhia de grendes amigos e em momentos memoráveis. Antes de tomar, sinta o cheiro. É incrível, voces comprovarão. Pelo resto de suas vidas voces, quando vierem a tomar esta bebida e antes a cheirarem, desfrutarão da "lembrança olfaviva". Sem qualquer exagero, a memória olfativa é talvez o sentimento mais emocionante que o ser humano pode sentir !!!

layout por WART :]