sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ilha das Flores (1989)

por Tahiane

Primeiro filme do cineasta Jorge Furtado(O homem que copiava), "Ilha das Flores" mistura ficção e documentário para contar uma história sobre seres humanos e sua relação(irracional) com o dinheiro. É um ácido retrato da sociedae de consumo com algumas pitadas de humor que garantem que o curta não seja só mais uma tentativa de crítica pedante e sem graça.

Para contar essa história, Jorge Furtado usou a trajetória de um simples tomate, desde o seu cultivo até serjogado fora, e virar novamente alimento para porcos e pessoas. Na simples trajetória de uma tomate até o lixo a desigualdade gritante nos faz entender qual é a diferença entre porcos, mulheres e crianças. É um trabalho muito foda de edição também.
Gostei muito.

2 comentários:

assis freitas disse...

Assisti a Ilha das Flores pela primeira vez no Zoom, um ótimo programa exibido pela TV Cultura. Continuo achando muito interessante e inovadora a abordagem do filme, a narração em off - pelo ator Paulo José - é um dos achados da ironia. As colagens são outro recurso que possibilita dinamica a um tema que poderia ficar muito monocórdico e verborrágico em excesso. Outro detalhe curioso é o derramamento de informações que funciona como pretexto para uma crítica sagaz do mundo capitalista. Abraço.

Anônimo disse...

Foda esse documentario!
Passei ele na escola que eu estudava aqui em natal!

layout por WART :]