quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Revoluções cotidianas - Freeganismo

por Tahiane


Freegans coletando alimentos

Você comeria algum alimento retirado de uma lixeira? Pois é exatamente isso o que os freegans (junção das palavras free + vegan) fazem, eles coletam alimentos encontrados no lixo, que ainda estão em bom estado, e podem ser consumidos. Para algumas pessoas comer lixo é uma idéia impensada e nojenta, mas existem freegans que nunca entram em supermercados, sobrevivem apenas dos alimentos que são jogados fora. E é muito! Segundo o instituto Akatu de consumo consciente cerca de 1/3 dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro acabam no lixo, além disso, existe uma lei que proíbe que restaurantes e supermercados doem a comida que sobra. Todos os dias toneladas de comida de restaurante são jogadas no lixo no Brasil.

Um dos ativistas mundiais do movimento freegan é Adam Weiss um americano de 31 anos que vive em um escritório abandonado no Brooklyn, Nova York. Adam escreveu um manual,que ele chamou de “Revoluções cotidianas, práticas e instruções para viver além do capitalismo na vida cotidiana”. Segundo o autor “Nós devemos mostrar que nossas vidas não dependem em jogar ‘pelas regras’ como trabalhadores e consumidores obedientes e passivos, e para isso devemos demonstrar novas e melhores formas de sobreviver e prosperar.”

Mesmo que você não tenha interesse nenhum em comer lixo ou deixar seu carro na garagem, baixe o livro, ele dá dicas muito legais para diminuir o consumo e o desperdício. São só 14 páginas, da pra ler rapidinho, vale a pena sacar. E se você acha que isso de sustentabilidade é lorota, espera alguns anos tah?

Para saber mais indico aqui duas excelentes matérias sobre o assunto, que podem ser encontradas no portal Planeta Sustentável:

Sobre Adam Weiss e as Trashtours leia: Manhattan: o paraíso do lixo, da Tania Menai.

Freeganismo no Brasil, leia: Existe Almoço grátis. Mas é um lixo, da Bianca Nunes.


Para baixar o manual escrito por Adam, Clique aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em natal ja rola umas atividades do "Food Not Bombs"(comidas sim,bombas não)
A intenção é coletar comidas e distribuir pra quem quizer comer, tirando assim a noção de caridade
e compartilhando o alimento com todos

Anônimo disse...

Que gente mais porca...
Aposto que eles também roubam e usam drogas.
No fundo, devem ser um bando de punks desocupados

Anônimo disse...

Deve ser porque vc tem mamae e papai pra encher teu rabo de comida desgraçado!!!

layout por WART :]