quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Manhã Cinzenta

por Tahiane

Um golpe militar num país fictício da América latina, guerrilha, repressão, tortura. Manhã Cinzenta (rodado entre 1968 e 1969) é uma evidente crítica ao regime militar, e um clássico do cinema panfletário brasileiro (influenciado pelo cinema novo e pelo neo-realismo italiano). Do Diretor baiano Olney São Paulo, o filme teve sua exibição proibida pela censura com o rótulo de subversivo.

Quando o filme foi lançado em 1969, Olney fez várias cópias e mandou para diversos cineclubes do país e festivais internacionais, por medo dos possíveis cortes da censura. “Manhã Cinzenta” foi o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental, e foi também a causa da prisão do diretor, depois que uma das cópias "sem cortes" de "Manhã Cinzenta" foi encontrada com um membro da organização MR-8. Olney foi levado para um local ignorado e ficou detido por doze dias incomunicável.

Por Glauber Rocha, no livro "Revolução do Cinema Novo":

"Olney é a Metáfora de uma Alegorya. Retirante dos sertões para o litoral – o cineasta foi perseguido, preso e torturado. A Embrafilme não o ajudou, transformando-o no símbolo do censurado e reprimido. "Manhã Cinzenta" é o grande filmexplosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas (...). Panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo do Artysta."

Olney foi absolvido das acusações em 1972 e morreu aos 41 anos, de cancêr de pulmão.

Manhã Cinzenta, BRA, 1969 - 21 min

Download - parte 1

Download - parte 2

Download - parte 3


Para unir as partes recomendo que usem o 7-zip

3 comentários:

Helivan Oliveira disse...

Este filme é genial. Onde vc conseguiu? Todos me diziam que talvez só existisse uma cópia dele e que estaria no Rio de Janeiro. Vc saberia me informar se ele foi lançado em DVD, ou talvez alguma iniciativa isolada?

Caicó Subterrâneo disse...

Eu não sei se foi lançado em DVD,o unico que eu consegui encontrar foi esse, depois de muito garimpo, na net mesmo, pena que está com os ultimos 9 segundos cortados... mas que eu saiba essa é a unica versão disponível...

tahiane

Helivan Oliveira disse...

Olá Tahiane, muito grato pela sua atenção. Eu sempre quis ver este filme, fico até emocionado de poder ter este prazer ainda que nestas circunstâncias. Aqui em Feira de Santana, cidade onde Olney São Paulo viveu, já existem algumas iniciativas no sentido de resgate da obra deste grande cineasta. O Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU) recuperou o filme "pinto vem aí" que conta trajetória política de Chico Pinto, a associação Senhor dos Passos transformou em DVD os filmes "Sob o ditame de Rude Almajesto Sinais de Chuva", "Como nasce uma cidade" e "O profeta de Feira de Santana" que fora exibidos no teatro da CDL em uma homenagem ao artista. Fico por aqui agradecendo mais uma vez. Helivan oliveira (helivanhos@gmail.com)

layout por WART :]